Subscribe Twitter FaceBook

Pages

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pipocando Terror

Realidade X Ficção

Várias pessoas, quando criança, já ouviram falar que quem brinca com fogo faz xixi na cama. Mas será que os atores profissionais que encarnam o diabo e outras aberrações nas produções cinematográficas ficam loucos, transtornados e até estranhos? Uma coisa é certa; após protagonizarem cenas e mexerem com o outro lado, eles nunca mais são os mesmos. Existem inúmeras histórias da vida pós filme de terror de alguns atores. Vamos tentar desvendar quais são verdadeiras.

Quem se lembra de Linda Blair? Ninguém. E quem se lembra de Regan Macail? Alguns. Mas quem se lembra da menina do Exorcista possuída pelo demônio? Todos. A atriz Linda Blair era considerada, quando pequena, uma criança prodígio pelas suas participações em comerciais de televisão, filmes e várias séries. Foram essas aparições que chamaram a atenção de vários executivos dos estúdios Warner Brothers a selecioná-la para atuar no filme, O Exorcista.

O clássico, até hoje, é o maior destaque na filmografia da atriz. A obra conta a história de Regan MacNeil, uma menina que era doce e meiga até ficar possuída pelo diabo. Para exorcizá-la, são chamados dois padres. O filme contou com efeitos especiais, novidades naquela época. Chocou a todos que assistiram, motivando até ameaças e perseguições à atriz.

Muitos boatos contam que, após a produção, Linda Blair sofreu um acidente e ficou louca. Mas poucas pessoas sabem que depois de todo o sucesso que obteve com O Exorcista e outros filmes, a carreira de Linda foi abaixo por seu envolvimento com drogas e bebidas alcoólicas. Sua atuação e convites em filmes ruins foram ficando cada vez mais frequentes e só era conhecida quando falavam em O Exorcista ou quando aparecia em revistas de nudez. Será que a atriz fez todas essas coisas devido ao fato de ter encarnado o demônio na ficção?

Para a psicóloga Sandra Piancastelli não. “É comum atribuirem causa dos problemas a coisas sobrenaturais. Mas o que acontece com os atores após a participação e sucesso em filmes de terror, é que eles se envolvem com a carreira e começam a se tornar adultos muito rápido. Isso faz com que esses atores sem experiência de vida, se percam no ilusório mundo das drogas, por exemplo. E não acontece só com artistas jovens de filme de terror e, sim, com qualquer pessoa que fica famosa muito cedo”, explica a psicóloga.

O pastor evangélico, Agusto Avelino, não concorda com a especialista. Segundo ele, quem participa de filmes que mexem com o diabo, ficam marcados. “Eles brincam com o poder de Satanás. Não é certo ficar fazendo filmes encarnado o diabo. Com certeza ele vai possuir o ator, tranformando para pior a vida dele”, diz o religioso, que acredita só numa conversão ao evangelismo para se lirar do “coisa ruim”.

Entretanto, Linda Blair não teve que virar evangélica para retomar a vida. No final da década de 80, a atriz decidiu abandonar as drogas, deixando toda a parte ruim da sua carreira para trás. Não voltou a ser tão famosa como na época de seus maiores sucessos, mas voltou a ser uma boa atriz e aparecer em revistas, e nessa ocasião, não de nudez.

Depois dos 30 anos de O Exorcista, quando foi relançado em 2003, ficou em destaque pelo seu papel novamente. A grande paixão pelos animais fez com Linda realizasse um sonho, criando o Linda Blair' World Heart Foundation. Uma entidade com objetivo de ajudar os animais, trazendo benefícios a eles como adoções e campanhas.

E para fechar a matéria com chave de ouro, assista ao vídeo que produzi:


Stéphani Paula


0 comentários: