Subscribe Twitter FaceBook

Pages

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

100 anos da imigração japonesa no Brasil

Tudo começou com a chegada do navio Kasatu Maru, no Porto de Santos, em São Paulo, no dia 18 de junho de 1908, trazendo a bordo os primeiros 781 imigrantes vindos do distante Japão, um país exótico, que fica do outro lado do mundo. Durante 52 dias, eles enfrentaram o perigo do mar e traziam algo mais alem da bagagem: a incerteza e o medo da nova terra. Mas também muita esperança de recomeçar a vida.

Foi um período bastante difícil no começo, pois os japoneses se depararam com a diferença do idioma, religião, costumes, alimentação, clima, e vivenciaram diariamente o preconceito. Segundo a entrevistada “Nissei” Nokyto Tamura, descendente de pai japonês, informou que a comemoração dos 100 anos da imigração dos japoneses no Brasil, tem sido aguardada com grande entusiasmo, pois se trata do começo da sua história no país em que vive desde os 11 anos. Segundo ela, seus avôs tentaram se habituar no Brasil, mas após 5 anos voltaram para seu país de origem.

Entretanto, houveram aqueles que buscaram maneiras diferentes para sobreviver no novo país, e nada melhor do que trazer a sua cultura, para a cultura Brasileira. O japonês Koichi Mori, foi um dos pioneiros a inaugurar restaurantes japoneses no Braisl, porém, começou dentro de pensões, onde os imigrantes japoneses se hospedavam. Daí por diante, a cultura japonesa vinha se misturando aos mineiros cada vez mais.

Não é estranho sair pelas ruas e esbarrar em um local onde tenham Karaoke, aulas de judô e simbolos japoneses em cada canto da cidade. Só em Belo Horizonte existem 4 lojas em especialidades japonesas: Nikko Mercearia; Japonesa; Tokio artigos orientais, que possui três filiais. Todas com o mesmo propósito, vender artigos, condimentos e utensílios japoneses. O que mantém a cidade mineira com um leve toque oriental.

Stéphani Paula

0 comentários: