Subscribe Twitter FaceBook

Pages

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mídias novas e interativas

A cada dia, o mundo e sua tecnologia passam por frequentes evoluções. A convergência da mídia, sendo uma ação globalizada - por ter adeptos de todo o mundo - passa rapidamente como um alvo de praticidade e agilidade para os consumidores.

Um termo bastante utilizado para essa ampla oportunidade a tecnologia, chama-se Interatividade, onde pode haver vários significados, porém, sua “função” é promover maior interação do Receptor com o Emissor. Mas o conceito de Interatividade fica confuso e impreciso, sendo que suas definições estão num processo de construção da mídia, podendo ser variado de acordo com o que consumidor deseja.

Sendo Interatividade um meio de comunicação direto com o emissor, um outro conceito se cria: Reatividade, que seria responsável em causar reação nos telespectadores; um tipo de influência recíproca.

A evolução tecnológica não para, e uma nova televisão foi criada; a TV por assinatura, que traz a possibilidade de estar em contato com o que acontece no mundo com transmissão de imagens de alta qualidade (HDTV). Com a convergência de mídia, abria-se as possibilidades do consumidor saísse das mídias tradicionais e buscasse diferenciações, como Internet, Celular, etc.”

A Interatividade é o meio do Receptor agir de alguma forma, com o conteúdo recebido. As adaptações a esta nova tecnologia é um grande investimento no mercado, onde quem fornecer o melhor conteúdo, propondo idéias de ligação com o consumidor, provavelmente, sairá ganhando.
A programação televisiva, medida da evolução tecnológica, passou a fazer junções com outros dispositivos de comunicação, tendo um leque de opções, aumentando e enriquecendo “a quantidade e qualidade de oferta e serviços...” Estamos no meio de uma transação na comunicação eletrônica de massa.

O diferencial destes segmentos, classificarão na maneira que irão delimitar a mídia, para que façam parte de nosso cotidiano. Levy, tinha em mente a amplitude de várias mídias ou despositívos de comunicação em uma transação de informação, dando como inicial um propósito ligados a 5 eixos:

“ - possibilidades de apropriação e de personalização da mensagem;
- a reciprocidade na comunicação;
- a virtualidade;
- a implicação da imagem dos participantes da mensagem.
- a telepresença.”

“O propósito de Levy, era mostrar que diferentes mídias podem ser atribuídas gráus diversos de interatividade, dependendo do eixo de análise priorizado”.

Sendo assim, a complexidade das novas mídias, são de um processo de comunicação que se destaca, mas, que ainda necessita de mais aprimoramentos, para que sejam totalmente acessíveis e aplicáveis nas sociedades. Lembrando que a mídia, passa por mutações diárias, e o mercado da comunicação, precisa estar preparado para tais atualizações, para caminhar lado a lado com a tecnologia e suas novidades.

Stéphani Paula

0 comentários: