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sábado, 10 de abril de 2010

Comunicação corporativa e Twitter

Essa semana, uma amiga disse que precisava de alguém para escrever um texto sobre o tema: "A comunicação corporativa deveria ser como Twitter", logo ao se lembrar de mim, pediu minha contribuição. Com a maior satisfação lhe escrevi o texto abaixo, confira:

A comunicação corporativa deveria ser como o Twitter

O Twitter invadiu as mídias sociais com um propósito diferente, informar de maneira reduzida. Dizer muito em 140 caracteres. No começo, poderia ser difícil para uns e insuficiente para outros, mas o microblog provou que uma informação sucinta, vale mais que mil palavras.

Grandes empresas se inspiraram na forma mais por menos agregada ao Twitter, e com um único propósito, informar a grandes públicos de maneira simples e que seja compreendida por todos.

A comunicação corporativa cada vez mais precisa se adaptar a proposta do microblog Twitter, simplificar os conteúdos e fazer que a informação pretendida chegue de modo direto a seus interessados, o que permite a possibilidade de obter retorno imediato à essa nova forma de se comunicar.

Quando se noticia algo que seja de interesse ao público, ou no caso, aos colaboradores de uma empresa, precisa-se estar ciente que existe opiniões convergentes e que nem sempre algo agradará a todos em uma mesma proporção, e nesse quadro de feedback, a comunicação corporativa deveria se conscientizar ao atuar.

No Twitter, quando um consumidor adquire um produto divulgado por uma companhia, e não agrada, ou não é, como esperado, este cliente irá reclamar publicamente sua insatisfação, na esperança que tenha uma solução, talvez, na mesma mídia em que viu o comunicado, e quando não se obtém uma resposta, logo ele irá repassar sua frustração para as demais pessoas, denegrindo a marca ou produto desta empresa. É o marketing boca-a-boca do mal.

E á assim que acontece em instituições de grande ou até mesmo de pequeno porte, quando não se atende de maneira rápida e eficaz a um colaborador, as informações maliciosas percorrem e, quanto menos solução para solucionar o caso, mais a notícia irá circular negativamente no ambiente do trabalho.

Seguindo a linha de conversação sucinta, direta e instantânea do Twitter, a comunicação corporativa deveria ser como manda o microblog. Ao aderir à divulgação e acompanhamento de informações de uma empresa, tem que se pensar primeiro a que público se pretende atingir, qual propósito e a melhor forma de linguagem, pois o resultado além de ficar favorecido para a imagem corporativa, renderá lucros internos e externos, provavelmente, positivos que inacreditavelmente em 140 caracteres serão suficientes para comemorar.

De: Stéphani Paula Gomes de Oliveira

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