Subscribe Twitter FaceBook

Pages

terça-feira, 14 de abril de 2009

O cantinho diário de Ricardo Noblat

Em entrevista concebida aos alunos de Comunicação do Unicentro Newton Paiva, entrevistado por Claudiney Ferreira, com a participação de Guilherme kajausky, em 02 de abril de 2009, o jornalista Ricardo Noblat falou sobre as mudanças em sua carreira depois de optar pelo webjornalismo. Ele abordou os aspectos do jornalismo produzido atualmente, falou do seu blog e respondeu as perguntas feitas pelos estudantes que acompanharam o evento.

De acordo com Noblat, a decisão de seguir trabalhando com o jornalismo pela internet se deu por insistência dos leitores de seu blog, que trata de assuntos sobre os bastidores da política brasileira. Ele se surpreendeu, a princípio, com a quantidade de acessos e comentários que surgiam, e também com a quantidade de tempo necessária para atualizar sua página. Mesmo assim, o jornalista se sente realizado. Para ele o blog tem o sentido da comunicação instantânea, a história em tempo real, e isso cria um vínculo maior entre ele e as pessoas. “Estou achando uma experiência fascinante, realmente”, argumentou.

Assumindo uma postura crítica, Noblat questionou a maneira como se dá a produção do jornalismo nos dias atuais, e deixou claro sua forte afinidade com o jornalismo digital; apesar dos desafios de se trabalhar na internet pela diferença de linguagem dos outros meios comunicativos.

O não ancoramento a pautas pré-definadas é ponto chave no jornalismo da internet, segundo Noblat, que descreveu aos presentes a sua rotina de trabalho no blog, explicando como é feita a produção das notícias postadas na sua publicação virtual. Durante a entrevista o jornalista esclareceu ainda as várias questões apresentadas pelos alunos, comentando itens como o do futuro do jornalismo, e sua relação atual com a imprensa.

Sobre o futuro da mídia impressa, depois do surgimento dos blogs, Noblat respondeu: “Não acho que a mídia impressa vá acabar, mas creio que terá que passar por mudanças para se adaptar aos novos meios”. Por meio dos olhos e trabalho de um profissional reconhecido na mídia tradicional, a entrevista nos mostrou um lado diferente dos blogs e blogueiros que ainda não são valorizados na imprensa brasileira.

Ricardo Noblat revelou algumas gafes cometidas por ele no blog; devido a erros de apuração publicou uma nota falsa, depois de ver um realese do site “Cocada Boa”. É por essas e outras que o jornalista conta sempre com ajuda dos próprios internautas que além de leitores são pauteros sempre havidos a participar averiguando suas matérias jornalísticas que, segundo ele, não seguem nenhuma tendência política e não se atrelam a nenhuma causa partidária. Para Noblat a internet é um espaço super democrático onde a liberdade de imprensa é exercida em sua plenitude, tendo um espaço ilimitado.

0 comentários: